Atividades

Atividades

No próximo dia 7 der março, no âmbito do Plano Anual de Atividades, os alunos do 2º ciclo assistirão a uma peça de teatro dramatizada pela companhia AtrapalhArte.

 

No que respeita ao 5º ano, a peça intitula-se “O Príncipe Nabo”, baseada na obra de Ilse Losa.

Terá início às 10.30 e decorrerá na sala 22.

Professores acompanhantes à peça de teatro “O Príncipe Nabo”
at7

 

No que respeita ao 6º ano, a peça intitula-se “T’ Ulisses”, baseada na obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres.

Terá início às 14.30 e decorrerá na sala 22.

Professores acompanhantes à peça de teatro “T’ Ulisses”

at7 1

 

CIDADNIA DIGITAL

 

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração de um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. Nesse sentido, a DGE  dinamiza e apoia a realização de campanhas e iniciativas de sensibilização como o concurso Desafios SeguraNet, a iniciativa Líderes Digitais e a campanha “Cibersegurança nas Escolas”.  

No que respeita à capacitação de docentes, encontram-se a decorrer duas formações na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) “Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir” e “Prevenção das Dependências Online de crianças e Jovens”. 

Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover  a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas para que desenvolvam práticas condutoras à obtenção de certificações, tais como o  Selo de Segurança Digital e o  Selo “Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência”.

Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, a saber: a Linha Internet Segura, da responsabilidade da APAV, o CERT.PT, da responsabilidade do CNCS e o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República. 

Consulte a infografia “Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas”

Sugere-se que estas iniciativas sejam divulgadas junto das comunidades educativas e que sejam tidas em conta aquando nos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).