GIAE ONLINE Moodle Biblioteca/Centro de Recursos Jornal Celtinha

GIAE ONLINE

 MOODLE AEB

BIBLIOTECA/CENTRO DE RECURSOS

JORNAL CELTINHA


 

Manuais Escolares - Informação às Livrarias e Encarregados de Educação

Informam-se as livrarias que aderiram ao programa MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos que não deverão trocar os vouchers relativos às disciplinas do 2.º Ciclo de Educação Física e Educação Musical por manuais escolares, uma vez que os docentes não necessitam dos mesmos para desenvolverem o trabalho pedagógico.
Solicita-se aos encarregados de educação igual cuidado.

Manuais Escolares - Download/Impressão do Voucher

Informam-se os encarregados de educação de que já é possível proceder ao download/impressão dos vouchers relativos aos manuais escolares. Para o fazerem devem aceder à plataforma MEGA em
https://manuaisescolares.pt/
Procedam em conformidade com a informação já disponibilizada em www.aebriteiros.pt.
Não devem aguardar pelo envio de mensagens de correio eletrónico pois na maioria dos casos o endereço não consta da base de dados do Agrupamento. Preferencialmente devem consultar a situação na plataforma MEGA.
Caso necessitem de apoio devem dirigir-se aos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Briteiros, aberto das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.
Também podem telefonar (253 578 849/50).
Estes manuais passarão a fazer parte da Bolsa de Manuais Escolares do Agrupamento e serão recolhidos no final do ano letivo. Não devem escrever o nome dos vossos educandos nos mesmos.
No início do ano letivo os encarregados de educação irão assinar um termo de responsabilidade em como se comprometem a fazer a entrega dos manuais escolares no final do ano letivo.
Os alunos beneficiários de apoio em manuais escolares, bem como os encarregados de educação dos alunos menores, obrigam-se a conservá-los em bom estado, responsabilizando-se pelo seu eventual extravio ou deterioração, ressalvado o desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado, face ao tipo de uso e disciplinas para que foram concebidos.

Turmas 2018/2019

Informam-se os Encarregados de Educação de que as turmas para o ano letivo 2018/2019 já foram afixadas na EB23 de Briteiros.
Nos primeiros dias de setembro serão também afixadas nas restantes escolas básicas e jardins de infância.

Informação, Manuais Escolares do Ensino Básico

1.º e 2.º Ciclo

Para o ano letivo 2018/2019 o Ministério da Educação decidiu disponibilizar gratuitamente, a título de empréstimo, os manuais escolares do 1.º e 2.º Ciclo.
Tendo na base um sistema de vouchers, este registo levará à criação de um código, associado ao número de contribuinte do encarregado de educação do aluno, que permitirá o levantamento dos manuais em qualquer uma das livrarias aderentes ao MEGA.
O registo na plataforma online “Mega Manuais Escolares Gratuitos” é gratuito tanto para as famílias como para as livrarias que pretendam aderir. Com a adoção de um sistema de vouchers, os pais poderão escolher a livraria onde vão comprar os manuais.
Os livros de fichas/atividades serão disponibilizados pela Câmara Municipal de Guimarães a todos os alunos do 1.º Ciclo, e entregues nas escolas em setembro.
Passos a seguir pelo encarregado de educação para descarregar o voucher:
1. Deve registar-se na plataforma eletrónica MEGA (www.manuaisescolares.pt), usando o seu número de contribuinte, a partir de 1 de agosto (a app “Edu Rede Escolar” já pode ser descarregada para os vossos equipamentos móveis).
2. Deve confirmar os dados referentes ao aluno, descarregando o(s) voucher(s) (imprimindo ou usando a aplicação móvel).
3. Consulte a rede de livrarias aderentes e dirija-se à que mais lhe convier.
4. Na livraria. entregue o(s) voucher(s) para levantar os manuais a que tem direito.
5. Confirme que os manuais que recebeu correspondem ao(s) voucher(s) entregue(s).
6. Há manuais que terão de ser levantados na escola (entre 3 e 7 de setembro) pois já fazem parte da Bolsa de Manuais Escolares do Agrupamento.
7. Caso sinta dificuldade na execução dos procedimentos anteriores, deve dirigir-se aos serviços administrativos deste Agrupamento de Escolas.
8. No final do ano letivo, todos os manuais terão de ser devolvidos.

Atenção: cada voucher corresponde a um código pessoal e intransmissível e só pode ser usado uma vez; apenas o encarregado de educação consegue aceder aos dados do aluno.

3.º Ciclo

Os alunos com escalão A, B e C deverão levantar os manuais escolares entre 10 e 12 de setembro.
Os alunos sem escalão, não deverão comprar manuais escolares, sem primeiro verificarem se existem na Bolsa de Manuais Escolares do Agrupamento. Para tal, devem passar nos serviços administrativos deste Agrupamento de Escolas entre 13 e 14 de setembro.

Afixação de Pautas (5.°, 6.°, 7.º e 8.º) e Reuniões com os Encarregados de Educação

As pautas de avaliação relativas ao 3.º período das turmas do 7.º ano foram afixadas no dia 28 de junho.
As pautas de avaliação relativas ao 3.º período das turmas do 8.º ano foram afixadas no dia 29 de junho.
As pautas de avaliação relativas ao 3.º período das turmas dos 5.º e 8.° anos foram afixadas no dia 2 de julho.
As reuniões com os encarregados de educação irão realizar-se na terça-feira, dia 3 de julho, às 18 horas (7.º B será às 17:30 horas).

Informação - Matrículas 2018/2019 (7.º ano) e Reuniões com os Enc. de Educação

A partir de amanhã, 21 de junho, iniciará o período de matrículas previsto para os alunos que, no presente ano letivo, frequentaram o 6.º ano. A matrícula para o 7.º ano só será considerada definitiva após a publicação das pautas de avaliação relativas ao 3.º período e em caso de aprovação.
Devido à greve dos professores ao serviço de avaliações, ainda não é possível prever o dia e a hora a que se realizarão as reuniões para entrega dos registos de avaliação aos encarregados de educação.
A informação continuará a ser disponibilizada na página web (www.aebriteiros.pt) e no Facebook do Agrupamento.
O Diretor,
Luís Morais

Informação - Adiamento das Reuniões com os Enc. de Educação

Devido à greve dos docentes, não se poderão realizar as reuniões previstas para amanhã, 20 de junho, com os Encarregados de Educação para entrega das avaliações sumativas relativas ao 3.º período.
Oportunamente será indicada a nova data e hora para a realização das mesmas.
O Diretor,
Luís Morais